terça-feira, 27 de setembro de 2011

Você tem orgulho de ser NERD?



"Eu sou seu pai" - Darth Vader (sobre Luke Skywalker)

"Eu sou seu pai" - George Lucas (sobre você)
"Você quis dizer: VIRGIN" - google (sobre NERD)



O QUE É SER NERD?

Durante muito tempo, o NERD era caracterizado (principalmente pela indústria do entretenimento) como aquela figura estereotipada: Óculos gigantes; cabelo dividido ao meio; aparelho no dentes; CDF e, sei lá, gravata borboleta. Enfim, um cara mega desajustado.
E... Bem, eles estavam certos. Em partes.


De fato, o NERD é um cara desajustado. Um anti-social. E por isso, evita, ao máximo, multidões. Futebol? Praia? Shows? É claro que não.

Mas gostam muito de cinema e Lan Houses.


A DIVERSÃO

Por não conseguir se sociabilizar entre as pessoas que utilizam o futebol, a praia, os shows, ou qualquer outro meio de diversão que inclua um contato físico direto, o NERD recorre a meios artificiais e até solitários de divertimento.



A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

E o que antes não passava de um simples recurso cômico, usado em roteiros de filmes adolescentes, o NERD se tornou a galinha dos ovos de ouro da Grande Indústria.

Utilizando de seu ócio e curiosidade, o NERD é um cara que se empenha em saber um pouco mais sobre as coisas que ninguém mais se importa. Por exemplo: se uma pessoa normal assiste Star Wars (ou qualquer outra história idiota), ela provavelmente vai se contentar com o que está sendo mostrado e pronto, mas o NERD não. Ele provavelmente vai querer saber o “por quê” das coisas.

“ - Por quê, as naves da Aliança são velhas?"

" - Por quê só há humanos no Império?”
 

BOOM!!

Revistas especializadas, sites, ARGs, blogs, Virais, jogos, a continuidade de histórias visivelmente concluídas...

"Hey, wait a minute! NERDs são CONSUMISTAS!!!".

E foi justamente pensando nisso que a Indústria começou a rever seus conceitos. “Por quê satirizá-los se podemos enaltecê-los?”.

Os filmes, que antes os retratavam como jovens imbecis ou adultos infantilizados, passou a mostrá-los como: pessoas de gosto peculiar.
O NERD é, agora, um cara normal que sai com os amigos, namora, se diverte e “apenas” gasta dinheiro com coisas, como: revistas em quadrinhos, action figures, objetos que foram usados em filmes do Star Wars, DVDs do Star Wars, DVDs remasterizados do Star Wars, Box com toda a saga em DVDs remasterizados do Star Wars, Blu-ray’s com a Saga de Star Wars remasterizada, Box de Blu-ray’s com a Saga remasterizada de Star Wars...



O ORGULHO NERD

Tanto lutaram; tanto batalharam; tanto gritaram; que eles finalmente conseguiram: Hoje o NERD tem voz!

Ah, mas quando eu digo “eles”, não estou me referindo aos jovens que sentem dificuldades de se relacionar com outros jovens; de jovens que recorrem a meios artificiais e até solitários de divertimento.
Não.
Eu estou me referindo a Indústria. Que conseguiu camuflar o termo CONSUMISTA, numa palavra antes pejorativa, em algo legal e descolado, servindo até como um motivo de orgulho.

Por tanto, não se deixe ser influenciado pela mídia, que através da TV, cinema e internet (principalmente podcasts), tentam te convencer que ser NERD é legal e que, para isso, você precisa provar que é um, clicando no link da Saraiv#, ou algo do tipo, e comprar, comprar e comprar.
Não tenha orgulho de ser NERD, consumista ou qualquer outra coisa.

Não queira ser NERD.
Não deixe que te rotulem.
Apenas, tenha orgulho de ser você.



Por : ''Pê Ó'' Fersouza


22 comentários:

  1. Concordo. Mais uma vez, a mídia controlando massas.

    ResponderExcluir
  2. "(principalmente podcasts)". É impressão minha ou isso foi uma clara referência ao Jovem Nerd?

    ResponderExcluir
  3. Também acho besteira, esse negócio de orgulho nerd.

    ResponderExcluir
  4. Bom, observe uma pessoa que se auto denomine nerd, e observe o Bill no filme, percebeu a diferença? Se fode aê.

    ResponderExcluir
  5. Como disseram em alguns comentários acima, rotular pra que? Pessoas não são potes de geléia, maionese ou conservas.
    Tenho vários grupos diferentes de amigos e em cada um deles sou conhecido como o nerd, o rockeiro, o estudioso, o tímido, o piadista, o extrovertido, etc. Muitos dos rótulos, inclusive, se contradizem. Vou me estressar por conta disso? Não seria a opção mais inteligente.

    Vejo a atual discussão sobre o que é e o que não é Nerd como uma versão moderna daquela do que é e do que não é um rockeiro de verdade (ou true) que existia nos meus tempos de adolescência.

    No mais, o texto se mostra lamentavelmente preconceituoso e intolerante em algumas partes.

    Me tomando como exemplo novamente, encaixo-me perfeitamente no exemplo de fã curioso de Star Wars que compra, coleciona e tem curiosidade pelos assuntos do seu interesse, também prefiro cinema (teatro e shows intimistas) à grandes aglomerações, mas nem por isso sou isolado da sociedade, muito pelo contrário, amigos (reais) é o que nao me falta)

    Por fim, acho uma tremenda BABAQUICE esse discurso esquerdóide de que quem consome é um ingênuo fantoche que se deixa levar pela mídia. Quem tem dinheiro pra gastar compra o que quer, quem não tem limita-se a desejar ou, se for muito chato, inventar teorias esfarrapadas sobre domínio de massas inocentes.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei bem interessante e crível o tema.
    Concordo completamente que muitos estão usando seu poder de influência, fama e etc para lucrar cada vez mais.
    Acredito também que quem faz algo por que ama, não cobra por aquilo, o reconhecimento e dinheiro vem automaticamente, não precisa se vender por ele.
    O problema é que muitas dessas pessoas que são manipuladas hoje por eles, se eles não existissem, seriam manipulados por outros meios. o problema não está em quem manipula, mas sim em quem se deixa manipular, eu por exemplo, escuto nerdcast, mas não me rotulo nerd, apenas acho os participantes engraçados, mas não compro nada na Saraiva porque eles me disseram ou faço qualquer outra coisa como mandar fotos com toalhas e etc.
    Eu sou eu mesmo, não tenho rotulos.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto.

    É uma péssima jogada se definir por uma tribo. Geralmente a pessoa não percebe que isso a força a ser algo para manter-se leal ao "ideal" (por falta de termo melhor) da tal tribo.

    O ideal é mesmo tentar desvencilhar-se desse tipo de coisa.

    Especialmente quando a "tribo" em questão é uma nova versão de algo que originalmente significava algo ruim. Não se estará sendo realmente o que se diz ser.

    ResponderExcluir
  8. Amei o blog, adoro nerds, uashuash
    dei boas gargalhadas aqui. seguindo desde já
    Aguardo retribuição
    http://maniasdadiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!! E a industria que não é boba quer mesmo é lucrar
    seguindo :D
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ACORDA POVO !!!!
    Vocês vivem o CAPITALISMO, queriam oque ?
    '' A industria que não é boba quer mesmo é lucrar ''.

    Mas é clarooooo que ela quer lucrar minha querida, acha que dinheiro da em arvore ? Acha que materia prima cai do céu ? PQP

    ResponderExcluir
  11. Nerds só usam o dinheiro com outras coisas. Eles gastam grana com bonecos, dvds ,jogos, hqs... enquanto pessoas 'normais' gastam com balada, roupas e carros :)

    ResponderExcluir
  12. é muito melhor ser nerd do q ser uma pessoa popular q é idiota, maconheira,etc. ser nerd é a melhor coisa q existe. q graça tem em ir uma balada?eu acho isso uma verdadeira merda. os popular sao tudo um bando de filhos da puta. quem nao é nerd,esta jogando a vida fora

    ResponderExcluir
  13. e nerd tbm nao gasta só com bonecos.itens de star wars,jogos!nós tbm gastamos com roupa carro etc. seus bando de retardados

    ResponderExcluir
  14. e nerd tbm vai a prai se vcs nao sabiam.eu so nerd e nao uso caelo repartido ao meio,nao uso oculos gigante.e star wars é o melhor filme do mundo seus noobs

    ResponderExcluir
  15. Se nos consumimos é porque nos temos pra gastar, diferente de vcs q rotulam as pessoas.
    Quero q vc acorde com um poste efiado na sua garganta e q sua vida seja uma bela bosta igual a vc..
    Bom dia

    ResponderExcluir
  16. Nerd, atualmente (veja que os conceitos mudam), é como se conceitua aquele indivíduo que não se contenta com o bobo socialmente estabelecido em termos de informação. Nerd é consumista sim, mas consumista de informações. Se um nerd possue dinheiro para gastar, ele gastará com informação, e é natural que a indústria buscará ganhar algo com isto. É certo, sim, que há aqueles que não merecem a alcunha, porém, enquanto os nerds superficiais estiverem fazendo número, aqueles que realmente o são se beneficiarão disto, oras. Diferentemente de outros setores da sociedade, nerds consomem bens, sim, porém, se não possuírem o financeiro que sustente sua necessidade de consumo material, o nerd nao deixará de ter acesso à informação que este bem possa vir a produzir, ele BAIXARÁ DE GRAÇA!!! Quando um nerd consome, ele o faz como forma de agradecimento àquele que produziu a informação que ele consome. Gratidão apenas.
    É estranho ver as pessoas criticando nerds, chmamando-os de influenciáveis, pois talvez o nerd seja o indivíduo menos influenciável que existe, já que busca a informação e o conhecimento.
    Gostaria de ver alguém criticando outras modinhas mais estúpidas, que alienam as pessoas dos problemas humanos e poluem o ambiente: Apenas para citar exemplos: Cachorromania e Carromania atual.

    ResponderExcluir
  17. You know where you are?
    You're in the jungle baby
    You gonna die!
    Salve Nerds !

    ResponderExcluir
  18. tah tah tah tah muitas pessoas aq falaram oq pensam e tals mais algum de vc's são nerd's . ???? tah eu gosto de Star Wars mais ñ compro tudo oq sai do Star Wars msm com as grandes marcas de faz produtos para os nerd's em geral eu tenho orgulho de ser oq sou um nerd e q se dane o resto

    ResponderExcluir
  19. Verdade. Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  20. Não vai voltar a escrever no blog não??? Seus textos são ótimos!

    ResponderExcluir