quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Maconha com Salsicha

"Não quero te ver andando com aquela turma, hein!" - Mamãe
"Quem tava com a carga?!" - Capitão Nascimento
"Você quis dizer: That 70's show" - Google


Scooby-Doo, criado em 1969 e produzido pela empresa Hanna-Barbera. Composto por um grupo de jovens e um cão dinamarquês, viajam numa van/kombi, e ajudam a investigar casos misteriosos.

E como tantos outros desenhos de TODA sua geração, seus personagens são grandes estereótipos estudantis, tendo como intenção, gerar um rápido reconhecimento e empatia do seu público.

A começar pela:
                                                  Velma.

A típica NERD. Óculos enormes, inteligente, tímida, recatada (?) e com dificuldades em ser levada a sério.


Usa um casaco largo, para não expor (muito) suas curvas, mas da cintura p/baixo... Faz a alegria dos onanistas.






Fred Jones, o (suposto) líder, que é um mauricinho/certinho. E Daphne, que representa a patricinha, a menina fútil que, muitas vezes, se preocupa mais em se olhar no espelho do que salvar a própria vida.
São tão inúteis para a história que, eu mesmo, não tenho mais nada a declarar.


E, é claro, ele:
                                            Salsicha

Que é o estereótipo do... Algum chute? Hum? Não? Bem, do Maconheiro.

 
"É você que financia essa merda" - Capitão Nascimento.


Eu sei que pode parecer estranho e difícil de acreditar, mas devemos, antes de qualquer coisa, lembrar que, embora seja um desenho feito pra crianças (tendo diálogos e histórias simples que seguem uma estrutura de roteiro que se repete, praticamente, em todo episódio), toda a criação: começando pela idéia e indo até a arte final, é feita por adultos. Artistas. E suas idéias não são tomadas no vazio.

Assim como hoje, onde os personagens utilizam celulares, computadores, iPod’s e diversos outros apetrechos que são espelhados na cultura atual, criado no final dos anos sessenta, Scooby-Doo é, também, um reflexo natural de seu tempo. E o próprio visual de seus personagens reflete bem isso.

Com seus “olhos pequenos” e uma fome aguda (ou larica), demonstrando o que seria um provável efeito do uso da maconha, juntamente com suas roupas velhas e desgastadas, mostrando contrariedade ao consumismo, Salsicha é, sem dúvida, uma clara referência ao movimento hippie, também conhecido como Contracultura, onde teve seu auge nos anos 60 e perdeu força na década seguinte.

Esse estilo tinha uma predileção, entre outras coisas, ao Rock Psicodélico, como: The Beatles, Janis Joplin, The Doors e outros.
  Não é a toa que a Velma tenha aquele cabelo "tigelinha", que deixariam os garotos de Liverpool orgulhosos, ou a Máquina Mistério (veículo da turma) possua uma arte psicodélica.
A Kombi foi um dos principais símbolos do movimento hippie.



Por : ''Pê Ó'' Fersouza




2 comentários:

  1. O cara ainda tem o dom de criticar a midia....
    É uma puta hipocrisia mesmo né ?!

    ResponderExcluir